noticias154 Operário chinês tem dedo amputado e outro sofre fratura na perna após acidente em obra da BYD na Bahia

Brasil

Operário chinês tem dedo amputado e outro sofre fratura na perna após acidente em obra da BYD na Bahia

Caso foi notificado ao MPT, que já apura uma denúncia sobre risco de saúde e segurança dos trabalhadores que atuam na unidade em construção em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Publicada em 04/12/2024 às 11:23h - 10 visualizações - Por g1 BA

Compartilhe nas redes sociais

Operário chinês tem dedo amputado e outro sofre fratura na perna após acidente em obra da BYD na Bahia

Dois acidentes com operários chineses que atuam na obra da empresa Build Your Dreams (BYD), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foram denunciados ao Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) nesta terça-feira (3). Um dos estrangeiros teve um dedo amputado e o outro sofreu uma fratura na perna.

A situação foi relatada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Camaçari e Região (Sindticcc), que acompanha a situação e visitou os trabalhadores no Hospital Santa Helena, na cidade, onde eles estão internados.

Em nota, o sindicato informou que os acidentes aconteceram em dias consecutivos, no último domingo (1º) e na segunda-feira (2), porém não foram detalhadas as circunstâncias. Os operários prestam serviços terceirizados e atuam nas obras prediais da montadora, segundo a entidade.

 

 

“Fizemos questão de estar a par do que aconteceu e monitorar a situação desses trabalhadores. É importante fiscalizar e exigir que todas as empresas que participam dessa obra cumpram as normas de segurança e ofereçam condições dignas para toda a categoria”, enfatiza Antonio Ubirajara (Bira), coordenador-geral do Sindticcc, no comunicado.

 

A BYD confirmou, em nota, que os dois colaboradores são de construtoras terceirizadas responsáveis pela obra da fábrica, e disse que eles receberam atendimento médico imediato no local. Depois, foram encaminhados para uma unidade de saúde, onde recebem os cuidados necessários.

Além disso, a montadora assegura que tem acompanhando de perto o estado de saúde de ambos e instaurou uma sindicância para apurar os detalhes e as responsabilidades dos incidentes.

Ao g1, o MPT-BA confirmou que recebeu um comunicado do sindicato e informou que irá analisar a situação, assim como tem feito com a denúncia anônima que motivou a abertura de um inquérito sobre as condições de trabalho na obra.

 

Imagens mostram condições precárias de trabalho

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
00:00/00:49
 
 
 
 
 

Imagens mostram condições de trabalho em obra da BYD na Bahia

 

Imagens cedidas ao g1 na segunda-feira (2) mostram detalhes da primeira denúncia feita ao MPT sobre as condições de trabalho dos operários que atuam na construção da fábrica da montadora chinesa. Também na segunda, a BYD se manifestou sobre o caso (veja nota na íntegra mais abaixo).

Fotos e vídeos feitos no canteiro das obras - e incorporados à investigação do MPT - retratam operários trabalhando em condições precárias. Há registro de refeições coletivas servidas em coolers e baldes, além de banheiros sujos e com pias entupidas.

Outro vídeo mostra ainda um trabalhador carregando dois baldes de cimento, com aparente dificuldade, além de funcionários descansando no chão da obra (assista o vídeo acima).

Uma inspeção foi realizada pelo MPT na montadora no dia 11 de novembro, 12 dias após o recebimento da denúncia anônima. O órgão não detalhou se flagrou situações degradantes durante a ação, mas informou que, além da empresa asiática, três terceirizadas contratadas para prestação de serviço no local são investigadas.

Imagens mostram refeições acondicionadas em coolers — Foto: Arquivo Pessoal

Imagens mostram refeições acondicionadas em coolers — Foto: Arquivo Pessoal

 

Na segunda-feira, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), esteve no canteiro, ao lado da CEO da BYD para as Américas e Europa, Stella Li, o vice-presidente sênior da montadora no Brasil, Alexandre Baldy, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

Na ocasião, os representantes da empresa mostraram o progresso da construção para o governador e a imprensa e comentaram os supostos problemas. Durante uma coletiva, a BYD também se manifestou sobre as acusações, repudiando o teor da denúncia.

 

"A BYD respeita as leis brasileiras. Ela trabalha dentro de toda a legislação, seja trabalhista, de relação com o meio ambiente e seja com relação à imigração. Desta forma, toda e qualquer relação comercial, de trabalho ou de serviços que aqui são prestados passam por uma minuciosa auditoria", afirmou Alexandre Baldy.

 

O vice-presidente sênior da empresa assegurou que não será tolerado "qualquer desrespeito à relação entre pessoas", e prometeu que, caso ocorram infrações, os responsáveis terão os vistos cancelados e voltarão para a China, país de origem da montadora. Apesar desta informação e das imagens, não foi confirmado se os operários que enfrentam os supostos problemas são asiáticos.

Baldy pontuou também que a empresa aumentará as vistorias na obra, em meio aos investimentos. "Fizemos esse compromisso com o prefeito eleito, fizemos esse compromisso com o governador Rui Costa e com o Governador Federal, na pessoa do ministro Rui Costa", pontuou.

 

Questionado sobre a situação, Jerônimo Rodrigues defendeu a BYD e se colocou à disposição da empresa.

 

"Eu confio na BYD. Conversamos ontem (domingo), trouxemos tomadas e atitudes sobre o que foi denunciado. Nós vamos defender as leis trabalhistas. Eu confio e estarei ao lado para resolver todas as pendências ou qualquer tipo de denúncia que chegue a gente", disse o governador da Bahia.

 

Em nota encaminhada à reportagem na segunda-feira, a BYD ressaltou que "determinou" que as empresas solucionem todos os pontos apresentados pelo MPT e reforçou as medidas comunicadas pelo vice-presidente sênior da montadora no Brasil, Alexandre Baldy. [confira a nota na íntegra ao fim da reportagem]

 

Anúncios em coletiva

 

Autoridades e representantes da BYD receberam a imprensa na obra da fábrica na Bahia — Foto: Thuane Maria/GOVBA

Autoridades e representantes da BYD receberam a imprensa na obra da fábrica na Bahia — Foto: Thuane Maria/GOVBA

 

Durante a visita, a BYD destacou que a "Fábrica 1", destinada à montagem de veículos, já teve 80% da fundação e 40% da cobertura e do piso concluídos. Já o canteiro de obras e a preparação do terreno estão em fase de finalização.

Na ocasião, além do canteiro onde funcionará a estrutura da montadora, também foi exibido o novo motor flex que será usado nos veículos produzidos na Bahia. Modelos estavam dispostos no local para os visitantes.

A empresa anunciou início da operação industrial para janeiro, com 2 mil vagas iniciais, ampliadas para 3 mil até março, totalizando os 10 mil ao final do ano. A estimativa é de 20 mil trabalhadores no local até 2026.

 

Obra em investigação

 

Segundo detalhes divulgados pelo MPT na quinta-feira (28), informações são reunidas para a apresentação de uma proposta de ajuste de conduta ou uma ação judicial contra as empresas envolvidas, a depender das apurações.

Além do relatório da visita, documentos solicitados para as companhias serão analisados durante a investigação. Entre os papéis, estão cópias dos contratos de trabalho, vistos de trabalho para os estrangeiros que atuam na obra e planos de prevenção de acidentes e de saúde ocupacional, que deverão ser apresentados nos próximos dias ao órgão.

 

Segundo o MPT, o procurador responsável pelo inquérito, Bernardo Guimaraes, não descarta uma nova inspeção, principalmente diante de "relatos de violência física" surgidos nos últimos dias.

 

 

 

BYD na Bahia

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
--:--/--:--
 
 
 
 
 

CEO da BYD explica como serão as obras do complexo fabril na Bahia

Com investimento de R$ 3 bilhões, a unidade começou a ser construída há oito meses, em março deste ano e será a primeira para fabricação de carros elétricos no Brasil. O local da obra faz parte do terreno antes utilizado por outra companhia automobilística, a Ford, que encerrou as atividades no Brasil em 2021. O espaço foi vendido para o governo estadual em 2023[veja detalhes abaixo]

 

O início das obras da fábrica da BYD na Bahia foi oficializado uma cerimônia que também contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), além de representantes da montadora, entre eles o presidente da companhia no Brasil, Tyler Li, e o CEO Alexandre Baldy.

 

 

Durante o evento, Alexandre Baldy pontuou que serão produzidos 150 mil veículos anualmente em Camaçari. Na primeira fase de obras, serão 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas que vão ocupar uma área de cerca de 1 milhão de metros quadrados. Já as antigas instalações do complexo serão destinadas a fornecedores que vão ajudar na produção de partes e peças dos novos veículos.

O objetivo inicial da montadora era de que, até o fim deste ano, carros estivessem sendo montados na planta. No entanto, isso não deve acontecer. Quando a produção for iniciada, os primeiros carros fabricados no complexo serão:

 

 

 

A fábrica vai produzir também chassis de ônibus e caminhões elétricos, além de processar lítio e ferro fosfato.

 

Leia o posicionamento da BYD na íntegra sobre a investigação do MPT:

 

"A BYD já determinou na semana passada, logo depois de receber os informes do Ministério Público do Trabalho, que as empresas prestadoras de serviços responsáveis pelas obras solucionem imediatamente todos os pontos observados e que aqueles envolvidos em casos de agressão sejam proibidos de entrar no local e tenham seus vistos de trabalho cancelados.

A empresa permanece comprometida em colaborar com o MPT e está implantando um reforço em sua fiscalização da obra para assegurar o cumprimento da legislação e o respeito a todos os profissionais que nela atuam.

A companhia opera há 10 anos no Brasil, sempre seguindo rigorosamente as leis locais e mantendo o compromisso com a ética, respeito e a dignidade humana.

Com um investimento de R$5,5 bilhões, a fábrica de Camaçari representa um marco estratégico e tem potencial para gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. Só em 2025 serão criados 10 mil postos de trabalho na unidade".

 

Veja mais imagens da denúncia contra a BYD abaixo:

 

Imagens mostram condições de trabalho em obra da BYD na Bahia — Foto: Arquivo Pessoal

Imagens mostram condições de trabalho em obra da BYD na Bahia — Foto: Arquivo Pessoal

 
Imagens mostram condições de trabalho em obra da BYD na Bahia — Foto: Arquivo Pessoal

Imagens mostram condições de trabalho em obra da BYD na Bahia — Foto: Arquivo Pessoal

Imagens mostram condições de trabalho em obra da BYD na Bahia — Foto: Arquivo Pessoal

Imagens mostram condições de trabalho em obra da BYD na Bahia — Foto: Arquivo Pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: g1




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site Web Radio Cidade Piatã Nosso Whatsapp 77981573281
Visitas: 14307 Usuários Online: 45
Copyright (c) 2024 - Web Radio Cidade Piatã
Converse conosco pelo Whatsapp!