Uma criança de 5 anos foi atingida com um tiro na perna na tarde desta quinta-feira (19), em Salvador. A situação ocorreu menos de 24 horas após a morte de um menino da mesma idade, vítima de bala perdida em Lauro de Freitas, na região metropolitana.
A menina foi baleada na rua Francisco Ferraro, no bairro de Nazaré. Ela foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Estado (HGE). Ela segue internada na unidade de saúde, mas não há necessidade de cirurgia. O quadro de saúde é estável.
Informações iniciais apontam que ocorria uma troca de tiros no local — um homem estaria praticando assaltos na região, quando foi surpreendido por um policial. A menina foi vítima de bala perdida em meio ao tiroteio.
O pai da criança, Lucas Ferreira, detalhou a situação em entrevista ao "BATV", telejornal da TV Bahia. Ele e a filha foram fazer compras no centro da cidade e decidiram parar na rua para comprar água de coco.
"Um indivíduo vinha perseguindo um elemento que, segundo o pessoal lá, tinha acabado de cometer um assalto. Nisso, ele veio correndo atrás, parou, atirou, a bala parece que desviou na cadeira e atingiu o joelho direito da minha filha", relatou.
Ele começou a estancar o sangue da filha até que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deu sequência ao socorro e encaminhou a menina para o hospital. O pai conta que o próprio atirador informou que tinha uma equipe do Samu na área.
Menina de 5 anos é baleada no centro de Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia
Em nota, a Polícia Militar disse que agentes da 2ª Companhia Independente (CIPM/Barbalho) foram acionados para atender a ocorrência. Eles fizeram buscas na região, mas não localizaram nenhum suspeito. O policiamento foi reforçado na área.
Já a Polícia Civil disse que, conforme informações preliminares, um suspeito disparou em via pública e fugiu. Nenhuma das forças de segurança confirmou que se o atirador era um policial à paisana.
Uma criança de 5 anos morreu após ser atingida por uma bala perdida dentro da casa dos tios. O caso aconteceu na quarta-feira (18), no bairro de Itinga, localizado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
Segundo informações da Polícia Civil, o garoto, identificado como Samuel de Andrade de Jesus, foi baleado nas costas enquanto brincava na sala do imóvel. O menino chegou a ser socorrido por familiares e levado para o Hospital Menandro de Farias, na mesma cidade, mas não resistiu aos ferimentos.
"Eu pintando a parede da sala e quando fui pegar uma fita, vi ele deitado no chão. Perguntei a minha esposa se ele tinha caído, aí vi o sangue dele escorrendo", contou o tio do menino, Osemar Ferreira.
Segundo dados do Instituto Fogo Cruzado, ele foi a 38ª vítima de bala perdida em Salvador e RMS ao longo de 2024. A entidade que produz dados sobre violência armada informa que, desse total, sete pessoas morreram.
A polícia investiga a possibilidade do disparo ter partido de uma praça localizada logo após a ponte que divide a localidade com o bairro de Jardim das Margaridas, pertencente a Salvador.
"Quando vi, ele estava com um furo nas costas. A gente nem imaginava que poderia ser um tiro. Não queríamos tocar nele, esperando a Samu, mas o vizinho, desesperado, colocou no carro e deu socorro", relatou o tio do garoto.
A família do menino relatou que houve, no local, uma tentativa de assalto, seguida de uma troca de tiros entre criminosos e policiais.
Criança de 5 anos morre após ser atingida por bala perdida dentro de casa na RMS — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O menino é filho de uma das professoras do Educandário Senhor do Bonfim, escola localizada no bairro de Itinga. A instituição lamentou o caso nas redes sociais.
"É com o mais profundo pesar que lamentamos o falecimento de Samuel Andrade de Jesus, aluno do G4, filho da professora Jamile. Neste momento, transmitimos aos familiares e amigos nossos sentimentos e orações", disse a escola.
O caso é investigado pela 27ª Delegacia Territorial (DT/Itinga). Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento de Samuel.
Menino estava dentro da casa onde morava quando foi atingido — Foto: Reprodução/TV Bahia
Fonte: g1