noticias638 Polícia Federal investiga mais duas empresas de ônibus de SP por ligação com PCC

Polícia

Polícia Federal investiga mais duas empresas de ônibus de SP por ligação com PCC

Movebuss e Transunião aparecem no inquérito da Operação Mafiusi, no Paraná, que apura desde o ano passado o envolvimento de integrantes de facção criminosa com a Ndrangheta, grupo mafioso da calábria, no Sul da Itália.

Publicada em 18/03/2025 às 09:59h - 12 visualizações - Por Bruno Tavares, TV Globo ? São Paulo

Compartilhe nas redes sociais

Polícia Federal investiga mais duas empresas de ônibus de SP por ligação com PCC



A Polícia Federal, no estado do Paraná, investiga duas empresas de ônibus da capital paulista por ligação com integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Neste ano, a Prefeitura de São Paulo já rompeu o contrato com a Transwolff e com a UPBus por envolvimento com a facção criminosa. Mas, agora, outras duas empresas estão na mira da polícia: Movebuss e Transunião.

As duas aparecem no inquérito da Operação Mafiusi, que apura desde o ano passado o envolvimento de integrantes do PCC com a Ndrangheta, grupo mafioso da Calábria, no Sul da Itália.

A partir de uma delação, a Polícia Federal passou a rastrear as movimentações financeiras de Patrícia Soriano, irmã de Roberto Soriano, que já foi apontado pelas autoridades como um dos líderes do PCC.

 

Patrícia também é viúva de Edmilson de Menezes que, segundo os investigadores, atuava no tráfico internacional de drogas para a facção. Edmilson morreu em 2024.

A Polícia Federal afirma que Patrícia Soriano recebeu quase R$ 228 mil da Movebuss e que "é notável que os depósitos ocorrem de forma fragmentada, mensalmente, desde 2020 até outubro de 2022".

De acordo com a PF, "Patrícia omite os valores em suas declarações de renda" e "o padrão de vida da família é incompatível com a renda declarada".

O relatório destacou fotos de redes sociais em que as filhas de Patrícia compartilharam roupas de grife, viagens internacionais e hospedagens em hotéis de luxo.

 

A outra empresa de ônibus citada na Operação Mafiusi é a Transunião, que opera 51 linhas na Zona Leste da capital paulista e transporta mais de 260 mil pessoas por dia.

Em 2020, um ex-diretor da empresa foi assassinado a tiros na capital. Dois anos depois, a polícia prendeu os suspeitos. Um deles era Jair Ramos de Freitas, que foi solto um mês depois.

 

Nas contas bancárias dele, a Polícia Federal detectou uma movimentação financeira de mais de R$ 32 milhões entre 2020 e 2022. A maior parte desse valor veio da Transunião, e os investigadores afirmam que "não há notas fiscais" entre a empresa e Jair Ramos.

A PF concluiu que as fontes de renda de Jair aumentaram mais de 1.000% entre 2020 e 2021, e que neste período o dinheiro movimentado por ele também foi bem maior do que o declarado à Receita.

Os investigadores dizem ver indícios de que a estrutura financeira comandada por Jair é utilizada para fins de lavagem de dinheiro ou como conta de passagem para pagamentos relacionados ao crime organizado.

 

O que dizem os citados

 

Em nota, a Transunião disse que não tem nenhum envolvimento com organizações criminosa e que está à disposição da polícia para colaborar com as investigações.

A defesa de Jair Ramos de Freitas, que recebeu os repasses da empresa, afirma que se trata de dinheiro lícito e que há documentos que comprovam isso.

A Movebuss também disse que não tem relação com o crime organizado, e que os pagamentos feitos a Patrícia Soriano, irmã de um integrante da facção, são porque ela aluga ônibus para a empresa.

 

TV Globo não conseguiu contato com Patrícia Soriano.

 

 

 

 

 

 

Fonte: g1




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site Web Radio Cidade Piatã Nosso Whatsapp 77981573281
Visitas: 32481 Usuários Online: 6
Copyright (c) 2025 - Web Radio Cidade Piatã
Converse conosco pelo Whatsapp!