noticias275 CMN se reúne nesta quinta (29) para debater possíveis mudanças na meta de inflação

Economia e negócios

CMN se reúne nesta quinta (29) para debater possíveis mudanças na meta de inflação

Colegiado é formando pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento), além do presidente do BC, Roberto Campo Neto

Publicada em 28/06/2023 às 10:50h - 25 visualizações - Tainá Farfan

Compartilhe nas redes sociais

CMN se reúne nesta quinta (29) para debater possíveis mudanças na meta de inflação
Colegiado tem como principal missão definir as diretrizes da política monetária do país  (Foto: jcomp/Freepik)

Conselho Monetário Nacional (CMN) se reúne nesta quinta-feira (29) para debater a possibilidade de estabelecer um novo prazo de referência para o sistema de metas da inflação.

Há uma expectativa de que seja alterado o modelo vigente, o que poderia modificar os parâmetros para a trajetória dos juros nos próximos anos — principal preocupação do governo para estimular a economia.

 

Formado pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do planejamento, Simone Tebet, além de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), o colegiado tem como principal missão definir as diretrizes da política monetária do país.

O encontro de quinta-feira será a primeira reunião de Campos Neto com Haddad após a manutenção dos juros básicos do país em 13,75% ao ano, de acordo com decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada na semana passada.

O ministro tem defendido publicamente a mudança para um sistema no qual a meta de inflação seja contínua.

Atualmente, ela é definida seguindo o ano-calendário. Caso a alteração se confirme, a meta da inflação seria perseguida por um período mais longo, que pode variar de 18 a 24 meses.

O governo acredita que essa metodologia traria maior estabilidade e previsibilidade para a política monetária, permitindo que o BC faça ajustes mais graduais de controle inflacionário.

O sistema de metas busca um parâmetro de referência para as expectativas, fazendo com que o BC tome medidas para tentar trazer a inflação para esse patamar.

Os alvos para 2024 e 2025 é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Na reunião de amanhã, o conselho monetário avaliará esse nível, e também estabelecer a meta para 2026.

Caso confirmada, a mudança na política de verificação do cumprimento deve seguir o padrão internacional, deixando para o BC a definição do horizonte de convergência.

 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site Web Radio Cidade Piatã Nosso Whatsapp 77981573281
Visitas: 14376 Usuários Online: 30
Copyright (c) 2024 - Web Radio Cidade Piatã
Converse conosco pelo Whatsapp!