Marleide Soares, de 51 anos, e a filha Amanda Soares, de 17, pretendem realizar o sonho de iniciar a vida acadêmica juntas, em 2025. As duas se preparam e fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (3), no Colégio Estadual Deputado Henrique Brito, no bairro de Brotas, em Salvador.
Moradoras do bairro de Luís Anselmo, as duas vivem fases distintas de vida: Marleide tem uma loja que vende materiais esportivos há 20 anos em Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador. Já Amanda termina o Ensino Médio neste ano.
A mãe quer cursar Administração para gerir melhor a empresa. A filha tem o sonho de se tornar arquiteta.
Em entrevista ao g1, a adolescente disse que se esforçou bastante durante a preparação do Enem, principalmente para a redação.
“Tem um peso maior para a nota. Inclusive acho que o mil vem”, disse Amanda, empolgada e confiante.
A estudante contou que ouviu falar na possibilidade do tema deste ano ser os desafios da alfabetização das crianças no Brasil, mas ela acreditava que seria algo relacionado à tecnologia e meio ambiente.
A confiança em um bom desempenho no exame parte da preparação que ela teve com a mãe. “É uma inspiração, porque me passa uma confiança em saber que ela está ali do lado. Me deixa mais calma”, contou.
Essa é a terceira vez que Marleide fará o Enem. Na primeira vez, ela zerou a redação.
“Fui um fracasso, mas na segunda já fui bem melhor e agora quero encarar esse desafio de conseguir um bom desempenho”, disse a empreendedora.
“Também vou fazer a prova para ajudar minha filha. Esse contato nos deixou mais próximas, criou uma ligação muito legal e eu sinto a confiança dela e ela a minha”.
Entre os alunos que também fizeram o Enem no Colégio Estadual Deputado Henrique Brito estavam o jovem João Alonso, de 23 anos, e a adolescente Érica Justino, de 17.
João estuda engenharia química na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e se inscreveu no Enem para tentar mudar o curso. Agora, ele pretende ser engenheiro de petróleo ou civil.
“Em 2018, me preparei muito, mas ainda tenho conhecimentos frescos e fiz algumas questões para revisar. A prova tem um padrão de questões e, quando você se prepara, você ganha mais maturidade para sair melhor”, opinou.
João Alonso quer mudar de curso, enquanto Érica Justino sonha em ser médica; os dois fizeram Enem em Salvador — Foto: João Souza/g1
Érica Justino vive a expectativa de cursar Medicina na Ufba. O desejo virou objetivo após ela fazer uma cirurgia de remoção total da tireoide, em 2022, e passar a admirar os profissionais que fizeram o procedimento.
“Estou com muita ansiedade, porque é um dos cursos mais concorridos do Brasil. A expectativa é alta”, contou com um sorriso tímido.
Segundo a estudante, a preparação para a prova foi conturbada, porque ela teve dificuldades para conciliar os estudos do Enem com o Novo Ensino Médio.
“No tempo extra que tive, fiz questões e redações. Acredito que vou tirar uma nota boa”.
Wandilson da Purificação, de 18 anos, fez o Enem no Colégio Luís Viana, em Salvador — Foto: João Souza/g1 BA
Wandilson da Purificação, de 18 anos, fez o Enem no Colégio Estadual Luís Viana, no bairro de Brotas. O jovem, que ainda não se decidiu se vai tentar vagas para psicologia, direito ou TI, avaliou avaliou a prova tranquila e elogiou o tema da redação: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
"Foi um tema necessário da gente comentar sobre. Muito legal de fazer", opinou.
Cristian Hupsel, de 17 anos, fez o Enem no Colégio Luís Viana, em Salvador — Foto: João Souza/g1 BA
O estudante Cristian Hupsel, de 17 anos, fez o exame pela primeira vez, como teste para 2025, quando terminará o Ensino Médio. Ele achou a prova difícil, mas conseguiu responder as questões propostas.
"Achei um pouquinho difícil. Olhava para a prova e parecia que não acabava. Tinha muito texto".
Mais de 4,3 milhões de candidatos estão inscritos para fazer o Enem, no Brasil, que começa com as provas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação, neste domingo. No dia 10 de novembro, será a vez das questões de Matemática e Ciências da Natureza.
A partir das 18h30, o g1 divulgará o gabarito extraoficial das questões e fará a correção ao vivo com professores do curso Anglo.
Para o primeiro dia de provas do Enem, um esquema especial de transporte foi montado para atender aos candidatos. O metrô vai oferecer gratuidade para os estudantes da rede estadual e a Prefeitura de Salvador reforçou as linhas de ônibus do transporte público.
? Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Fonte: g1