No segundo dia de chuvas fortes no Grande Recife, os rios Tejipió e Morno, nas zonas Oeste e Norte da capital pernambucana, transbordaram na manhã desta terça-feira (14). Imagens enviadas à TV Globo mostram que a água invadiu algumas casas e deixou moradores ilhados (veja vídeo acima).
Em apenas três horas, entre as 4h e as 7h desta terça, o acumulado de chuvas no Recife foi de 71,39 milímetros, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que renovou o aviso meteorológico de chuvas moderadas a fortes para todo o estado (saiba mais abaixo).
As chuvas começaram na madrugada, deixando ruas e avenidas de diversos bairros da cidade alagadas. Entre o domingo (12) e a segunda-feira (13), foram registrados, em 12 horas, 118 milímetros de chuva, mais que o volume previsto para todo o mês de janeiro, que é de 80 a 100 milímetros.
No bairro do Coqueiral, a inundação causada pelo Rio Tejipió foi registrada na Rua João de Souza Canto. Já em Dois Unidos, na Zona Norte, o nível das águas do Rio Morno também subiu. Com a correnteza, a grade de proteção de uma pequena ponte para pedestres caiu, deixando moradores ilhados.
Em dia de chuva forte no Recife, Rio Morno transbordou, deixando moradores ilhados na Zona Norte da cidade — Foto: Reprodução/WhatsApp
Em Olinda, parte de uma casa desabou, na Rua Armindo Cardoso Moura, no bairro de Peixinhos, na segunda (13). Com a chuva, as paredes internas da casa ruíram por cima dos móveis e eletrodomésticos, deixando tudo destruído. A família que morava na residência desde 2019 — um casal e os dois filhos — deixou o local minutos antes do desabamento.
O grande volume de chuva também afetou o funcionamento do Metrô do Recife. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o ramal Camaragibe da Linha Centro e a Linha Sul pararam de funcionar.
Na noite da segunda-feira (13), a Apac renovou o aviso meteorológico de chuvas moderadas a fortes para o Grande Recife, a Zona da Mata, o Agreste e o Sertão de Pernambuco. Em entrevista à TV Globo, a meteorologista Aparecida Fernandes disse que a intensidade das precipitações na Região Metropolitana vai diminuir a partir da tarde desta terça (14).
"Aqui na Região Metropolitana, há tendência de ter chuvas fortes ainda hoje, no período da manhã, e ela vai diminuindo a partir da terça. Para amanhã, a tendência é de redução maior dessas chuvas até o fim da semana", disse a especialista da Apac.
Segundo a meteorologista, as chuvas são provocadas pelo encontro de dois fenômenos climáticos: a Zona de Convergência Intertropical, que traz ar úmido e quente da Amazônia, e um vórtice ciclônico que vem do Oceano Atlântico.
"O vento traz toda a umidade da Amazônia, um ar mais quente e úmido. Normalmente, esse corredor forma chuvas no Sul e no Sudeste. O que está ocorrendo nesta semana é que esse vento está trazendo toda essa umidade para o Nordeste, intensificando mais a chuva na região. E nós temos um outro sistema meteorológico, que é o vórtice ciclônico", explicou Aparecida Fernandes.
Após o novo aviso meteorológico da Apac, a prefeitura do Recife renovou o alerta, com "estágio de atenção", deixando as equipes de prontidão para atuar em ocorrências ligadas à chuva na capital pernambucana.
Rio Tejipió transbordou e água invadiu casas na Zona Oeste do Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp
A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, com atendimento 24 horas por dia, que pode ser acionado através de uma ligação gratuita para o telefone 0800.0813400.
Confira, abaixo, os números da Defesa Civil dos outros municípios da Região Metropolitana:
Fonte: g1