As forças armadas da Ucrânia recapturaram oito vilarejos das forças russas no sul do país nas últimas duas semanas, afirmou a vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, nesta segunda-feira (19).
Em publicação no Telegram, Maliar disse que operações ofensivas nas direções de Berdiansk e Melitopol, na região de Zaporizhzhia, libertaram as comunidades de Novodarivka, Levadne, Storozheve, Makarivka, Blahodatne, Lobkove, Neskuchne e Piatykhatky.
A posição de Piatykhatky estava em disputa no domingo (18), depois que o governo russo negou um relatório de seu próprio líder instalado no sul da Ucrânia ocupada, refutando sua alegação de que as forças de Kiev haviam retomado a vila.
Nesta segunda-feira, Maliar declarou que as forças ucranianas avançaram 7 quilômetros em território ocupado pela Rússia no setor sul de Tavria, recuperando uma área de 113 km².
Ela elogiou “o profissionalismo e a coragem” dos soldados ucranianos pelos avanços na linha de frente.
“Na semana passada, nossas tropas estiveram tanto na ofensiva quanto na defesa”, disse ela.
No leste da Ucrânia, Maliar disse que as forças russas lançaram mais de 5.800 ataques e usaram mais de 277.000 munições na semana passada.
As tropas russas foram mais ativas contra um avanço ucraniano perto de Bakhmut e Lyman-Kupyansk, Avdiivka e Mariinka, acrescentou Maliar.